quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

16 de fevereiro, Aniversário do Geógrafo Orlando Ribeiro

 

O português Orlando Ribeiro, maior referência da Geografia lusitana nasceu a 16 de fevereiro de 1911 em Lisboa e faleceu a 17 de novembro de 1997 em sua cidade natal. Esse grande investigador se licenciou em História e Geografia em 1932 e, em 1936, finalizou o doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa. Foi leitor de português em Sorbonne, Paris, de 1937 a 1940 e, naquela oportunidade, conviveu com grandes mestres, como Marc Bloch, Emmanuel de Martonne e Albert Demangeon.

Em sua caminhada profissional, passou também pela Universidade de Coimbra, de 1941 a 1943, e pela Universidade de Lisboa, de 1943 a 1981. Criou, em 1943, o Centro de Estudos Geográficos de Lisboa, dirigido por ele até 1974. A partir de 1947 foi, por várias vezes, responsável por missões de Geografia Física e Humana organizadas pela Junta de Investigações do Ultramar (Guiné, Cabo Verde, Goa, Angola e Moçambique).

Outro grande legado de Ribeiro compreende o ano de 1966, quando inicia a publicação de Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia - periódico referência no mundo investigativo atual. Nesse dia memorável, lembrar a vasta obra ribeiriana é viajar por um currículo ímpar e inesgotável, que traz a Geografia como ponto de partida e lugar de encontro de Portugal com o Mediterrâneo, o Atlântico e a Europa.

Orlando Ribeiro é sem dúvidas um dos maiores nomes da Geografia mundial. Estudioso de muitos olhares e investigador do sentimento humano pelo território. Por isso, celebramos com muito entusiasmo esse grande Geógrafo!

 

Jean Carlos Vieira Santos

Universidade Estadual de Goiás (UEG/TECCER-PPGEO/Brasil). Pós-doutoramento em Turismo pela Universidade do Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.