Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sábado, 12 de novembro de 2016
JESUS, NIETZSCHE, BAKUNINE
Uma fusão de revolução com espiritualidade. Uma fusão de Jesus, com Nietzsche, com Bakunine. São tempos perturbados estes em que os populismos e a extrema-direita ganham terreno. Mas, por outro lado, o "establishment" desmorona-se. Não tememos o caos. Pelo contrário, entendemos que o caos, que o confronto conduzirá à revolução. Entendemos que isto bateu tão baixo- relações de compra e venda entre as pessoas, esquizofrenia generalizada, fascismo e xenofobia, desigualdades e miséria, alterações climáticas- que um dia dar-se-à a ressurreição. Se não, de facto, o homem vai destruir-se. Por isso achamos insuficiente uma análise meramente económica ou até mesmo apenas política dos factos. É preciso atender a factores filosóficos, psicológicos, sociológicos, espirituais. É preciso atender ao grito pelo amor, pela liberdade absoluta. É preciso ir até ao "homo sapiens-demens", à hybris, à desmesura. Não somos autómatos nem mercadorias. Há uma parte de nós que ama o caos e a festa. Não somos sempre guiados pelo racional, pela eficácia. Por isso precisamos de poetas, de xamãs, de profetas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.