sábado, 23 de abril de 2022

COMO VEJO A GUERRA


Recuemos a 2014. Chegados aqui, a Ucrânia já perdeu a Crimeia para a Rússia, graças a um Governo pró-Moscovo . A isto, penso que "ainda" se chama traição.
O povo ucraniano, em peso, lutou (pacificamente), para destituir os traidores. Ficaram bem conhecidas em todo o mundo livre, aquelas manifestações gigantescas na Praça Maidan, em Kiev, durante mais de 1 mês, em que nem a neve nem o frio intenso, fizeram com que a população desistisse. Conseguiram os objectivos.

Entretanto a Rússia, entusiasmada com a facilidade com que se apropriou da Crimeia, já exigia mais. Agora, era o Donbass, a faixa que serve de ligação entre os dois territórios
Apesar dos apelos de ajuda constantes dos novos governantes junto da Europa democrática, esta, sempre fez "orelhas moucas". Pior do que isso: continuou a negociar com o Kremlin como se este fosse um parceiro de confiança. Petróleo e gás de lá para cá. Armamento sofisticado de cá para lá. Mesmo depois de ter sido decretado pela U.E. o embargo de fornecimento de material de guerra à Rússia...
Há que apontar o dedo: Alemanha, França e Itália, foram os que mais lucraram.

Diante daquele festival de hipocrisia, Zelensky e seus apoiantes naturalmente radicalizaram-se.

No Kremlin, Putin, pela calada, vai urdindo a tramoia. E sabe que pode contar com um "submarino" dentro da U.E.: o "fascistóide" Viktor Órban, da Hungria.

Agora, é o que se vê: com meia Europa dependente da Rússia, o déspota arreganhou os dentes e mostrou as garras. É a barbárie total. Sanguinário, desumano, cruel, não poupa velhos nem crianças.
Penso que as entrevistas que Oliver Stone lhe fez há alguns anos, que de alguma forma serviram para lhe branquear a imagem, se fosse agora, não as faria.

É assim, que vejo a guerra Ucrânia x Rússia. 
Agradeço que comentem, porque cada vez tenho menos certezas absolutas. Ando a aprender. Andamos todos. Não?

Nota - Já que ninguém é responsável por pôrra nenhuma, vou sugerir ao nosso Governo que ofereça ao Exército da Ucrânia, o armamento armazenado nos paióis de Tancos, antes que sejam roubados por um qualquer bando de mafiosos. Teriam assim, alguma serventia.


José Valdigem


4 comentários:

  1. Não é por ser teu amigo que deixarei de fazer um comentário com palavras sem amizade que lavrem. Ia lendo a 2\3 o teu artigo e já pensava comentar. O teu pedido foi decisivo. Avancemos: a radicalização do ex-actor, V. Zelensky (VZ) vem de trás... com a ilegalização de 12 partidos de esquerda, cujos «irmãos» no Parlamento o ovacionaram...Ilegalizou o PC da Ucrânia - avisem-no: quem com ferros mata, com ferros morre. O PCP não matou VZ, mas este matou toda a actividade do PC da Ucrânia! Há mais exemplos de radicalização reacionária mas, «não» tenho
    espaço... deverás saber. Falas-te em Europa democrática. Como? Qual Europa democrática? Nem exemplifico... Esta é
    das democraduras, das demo-ditaduras, do fascismo!, e de democracia poucochinho - há poucas. Lanço uma ideia, não dou sugestões 'gosto' de me equivocar sozinho, aos desgovernantes: Portugal pedinte, que se assoa à gravata - que eu Amo!, não deve dar nem uma pistola de fulminantes à Ucrânia. Não tenho verdades absolutas, só sei que tenho de saber!
    A covid (que não nego) quis, também secar-nos como os eucaliptos(!), agora voltam, também a lançar uma agenda dum monstruoso eucaliptal das celuloses. Não te deixes secar - Diverte-te!
    Apostila: Parte do teu artigo subscrevo, nomeadamente sobre a guerra de agressão, ocupação e mortífera - perpetrada
    pela Rússia capitalista e imperialista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais os motivos que levaram quem governa a Ucrânia a ilegalizar o PC e os restantes 12 partidos? É importante sabermos a resposta. Se é por serem parceiros do irmão russo, vou ali e já volto... Só por sarcasmo poderemos classificar o PC russo de comunista.
      Quanto à corrupção que lavra por essa Europa democrática fora, é infelizmente uma realidade, mas é também uma realidade que temos mecanismos para a combater, o que não se passa lá do outro lado.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.