quarta-feira, 6 de abril de 2022

"Persona non grata"

 

Não deve haver ninguém que não seja, ou não tenha sido, num momento ou outro da vida, “persona non grata” de alguém, quantas vezes por razões que só os “discriminadores” saberão;  mas o estafado procedimento de expulsar diplomatas, a que alguns países recorrem com frequência, porque os tais “diplomatas” abusam do estatuto -  que lhes serve para tudo menos a diplomacia -  podendo assim prejudicar à vontade o país onde foram colocados, é um exercício que sempre me divertiu.

 

E isto porque se o país A apresenta motivos plausíveis para expulsar uns quantos elementos de uma embaixada, o país visado não precisa de motivos nenhuns para expulsar outros tantos e mais um do primeiro, para não se ficarem a rir, numa espécie de brincadeira infantil, com que se vão entretendo as diplomacias, mostrando estarem-se borrifando para os reais problemas que ensombram a vida dos povos que, em vez de tentar resolver, quantas vezes incrementam...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.