terça-feira, 26 de abril de 2022

Quando tudo se arrisca...

 

Os ultradireitistas de todo o mundo, para quem Trump foi por algum tempo a lanterna-guia, ficaram órfãos com a sua derrota, necessitando, como pão para a boca, da vitoriazinha de algum companheiro ideológico, fosse onde fosse, sendo a vitória do sujeito da Hungria uma injecção de ânimo, mas o que eles queriam mesmo era ver na presidência de França aquela “barrica de banha”, que acaba de somar agora a sua terceira derrota naquela corrida.

 

É que a maioria dos franceses votantes, por muito que Macron não tenha sido o presidente dos seus sonhos, perante tão sinistra alternativa, garantiram a eleição do“mal menor”, quem sabe se reservando para a outra mais um premiozinho de consolação, nas próximas legislativas, o que não deixará de criar entropias ao trabalho do agora eleito, mas é assim a “lotaria” democrática.

 

Mas tal como os comunistas portugueses, que sempre arranjavam maneira de dar às derrotas um ar de vitória, talvez com excepção da última, que foi mesmo demolidora, também os populistas da ultradireita festejaram por todo o lado o resultado da francesa, como tendo conseguido uma grande vitória, a começar por ela própria.

 

E vi coisas tão caricatas como Alfonso Fernández Mañueco -  que para formar governo em Castilla Y León, se viu obrigado a satisfazer todas as exigências de Vox -  dar os parabéns a Macron, enquanto os seus sócios de governo os davam a Le Pen. Mas este Mañueco, que se lê manhueco, que nem pôde contar, na tomada de posse, com a presença do líder nacional, que não quer aparecer na foto com Abascal, não tarda vai ver-se secundado em Andaluzia, porque na ânsia de governar em solitário, o líder desta comunidade também vai convocar eleições antecipadas, sem receio de vir a trocar um parceiro leal, como tem sido "Ciudadanos", pela extrema-direita, que são quem mais eleitorado lhes vem roubando...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.