sábado, 16 de abril de 2022

Eunice Muñoz - a Rosa vermelha

  
 Eunice Muñoz, desapareceu-nos. Do palco e das nossas vidas. Completou 80 anos a multiplicar talento no cinema, na televisão e na arte mais sublime!, a fazer teatro. A sua capacidade inata, também, veio de sua mãe e seu pai, proprietários dum Teatro. 
Eunice Muñoz, no elenco era sinónimo duma bilheteira de sucesso. Estreou-se aos 13 anos no Teatro Nacional D. Maria II, na Companhia Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro. O Universo bafejou-me em dois momentos com esta rainha das artes cénicas. O primeiro: muito novos, eu e minha mulher, fomos assistir ao Teatro da Trindade, uma peça na qual Eunice era cabeça de cartaz. Dirigi-me à bilheteira e pedi: 'Quero dois bilhetes para vermos a melhor! - Eunice Muñoz'. «Aguarde», respondeu a funcionária. De repente, numa aparição, ei-la exclamando: ''Sou eu!''. Cabeleira farta, olhos de holofote e uma boca plantada com dentes cor marfim, num sorriso de orelha a orelha. Envergonhado e esfuziado, sorri. 
O segundo: vi no Teatro D. Maria II a peça, 'A Maçon', do livro da notável, Lídia Jorge. Eunice deu corpo à pioneira da maçonaria feminina em Portugal, Adelaide Cabete. Para descrever a sua luminosa representação - 100 palavras! No fim do evento, saltei para o palco, levava uma petaluda rosa vermelha e entreguei-lha. Para meu espanto\comoção, a diva abraçou-me! O meu rio lacrimoso contagiou-lhe o sentimento: 'Pronto, pronto filho!, sossega', disse. «Adorava tanto ter sido actor», respondi. '' Agora também és. Estás no palco da vida!'', replicou amável e generosa.
Guardo estas gratas palavras no meu relicário.
Quem, como Eunice Muñoz, deixou obra e amor viverá para sempre no coração dos amantes da arte cénica. 'Não' morreu, só fisicamente desapareceu. Que viva e Viva o Teatro!

                                    Vítor Colaço Santos     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.