quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Bom Comportamento




Todos devemos cumprir regras de bom comportamento que são ensinadas pela maior parte das famílias às suas crianças atitudes que além de criarem bom ambiente prolongam os momentos felizes e de paz.
Mas há mais umas “coisinhas” que devemos ir introduzindo no nosso dia-a-dia e que nos ultrapassando ajudarão a criar um mundo melhor que num futuro muito próximo  até estarão a servir de salvação para as gerações vindouras.
Refiro-me, para já, à não utilização de plástico. Devagarinho devemos habituarmos a termos na nossa carteira um saco de pano, daqueles que se enrolam e que ocupam pouco espaço. Assim, em qualquer imprevisto de termos de transportar qualquer coisa não precisaremos de recorrer ao saquinho de plástico que o comerciante nos poderá fornecer. Também para compras maiores e programadas devemos apoiar-nos em sacos levados de casa ou daqueles  com rodas.
É com muito agrado que tive conhecimento que há já Supermercados que vão muito em breve fornecer apenas sacos de papel ou de rafia. Estou curiosa para ver e espero que a maior parte das pessoas os reutilize em futuras compras.
E as garrafinhas de plástico? Só em casos extremos devemos comprar uma garrafinha de água. Devemos munir a família com embalagens recicláveis cheias com água da torneira – que felizmente é boa para beber na maioria das nossas terras – e quando tomamos um café ou comemos fora de casa podemos satisfazer a nossa sede com água a copo.
Depois temos a atenção a dispensar ao que comemos. É urgente que os nossos hábitos alimentares tenham em conta as frutas e legumes da época e que a sua origem seja a de produção das nossas terras. Por exemplo: temos muito boa laranja, não precisamos de comer laranja de outras origens muitas vezes carregadas de químicos para se aguentarem até postas à venda. E quem fala de laranja também se preocupa com as peras, as maçãs, e até dos morangos fora de época grandes e sem sabor criados a água para crescerem mais de pressa. Há dias ouvi uma reportagem de um camionista que vinha de Marrocos com feijão verde e fiquei a pensar se nos nossos campos não haverá possibilidade de termos esta espécie de legumes a tempo e horas das nossas necessidades.  
Penso que se devia promover uma cuidada divulgação das nossas necessidades alimentares e do seu correcto comportamento. Claro que não devemos ser totalmente puritanos e talvez uma pizza de vez enquanto não faça mal e nos mantenha actualizados com o mundo em que vivemos.
Um Mundo muito complicado que todos os dias nos dá noticias de grandes catástrofes que estão eminentes: tempestades, fogos, cheias, degelo… Ainda estaremos a tempo de ajudar a melhorar este planeta chamado Terra?

Maria Clotilde Moreira

Jornal Costa do Sol - 27.02.2019





1 comentário:

  1. Totalmente de acordo consigo, Clotide, na primeira metade, em que fala da educação de comportamentos e dos plásticos. nem tanto ou mesmo nada quanto "às boas laranjas e feijão verde deste nosso Portugal". O comércio com o exterior como é que se fazia neste mundo?

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.