quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

"By proxy"

Em tradução literal: por procuração. Nós pediatras conhecemos bem a expressão a propósito da "Síndrome de Munchausen by proxy". O célebre barãodo século XVII que contava histórias falsas para chamr a atenção sobre si, deu origem à dita síndrome, esta por procuração, em que alguém, habitualmente um progenitor, provoca doença ou atribui sintomas/sinais a uma criança, configurando mau trato ou engano doloso, respectivamente. Dito de um modo mais simples, pode haver um envenenamento ou uma simples urina trocada.
Mas desta vez não é o caso das três ou quatro vezes em que me vi em "palpos de aranha" até perceber, por exemplo, que a urina sanguinolenta que examinávamos era da mãe,com sangue de frango, em vez da do menino/a. Desta vez é mesmo sobre.... a Venezuela. José Pedro Teixeira Fernandes (JPTF) escreveu hoje no PÚBLICO um excelente artigo que eu assinaria por baixo - O conflito por procuração na Venezuela - em que o "by proxi" do título denuncia bem o "entalanço" daquele país, onde se antagonizam dois sistemas, tal qual como se estivéssemos no tempo da "guerra fria". Simplesmente os tempos mudaram e esses sistemas são hoje representados por actores em qua a "pureza" ideológica se desfez e nem os EUA são hoje governados por democratas liberais nem a Rússia é a União Soviética da ortodoxia comunista. Os primeiros têm à cabeça um desvairado "lobo" que de democrata tem muito pouco e a segunda ( juntamente com a China) descobriram o "capitalismo autoritário" para os negócios enquanto dá guarida aos "deserdados" do comunismo que comem "sucedâneo" em vez do "chocolate". Pobre Venezuela!

Fernando Cardoso Rodrigues

1 comentário:

  1. O José Pedro Teixeira Fernandes , escreve sempre muito bem, e, sabe muito sobre Geopolítica.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.