segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Cimeira na Igreja: outra vez a "enredar"?...

Depois de tanto penar, parecia que a Igreja Católica ia "arrepiar" caminho no que aos abusos sexuais no seu seio diz respeito. Talvez que  este meu "optimismo" se devesse á figura do Papa Francisco, que não à instituição, pois essa já sabemos bem o quanto tem de inamovível, nas palavras e nos actos. Se as primeiras nada dizem... são metáforas ou alegorias e os segundos têm sempre uma justificação com a polissemia que se empresta às primeiras.
Bom, O que é verdade é que o término da cimeira convocada por Francisco quase..."pariu um rato". Exagero? talvez um pouco, até porque se disse que " a Igreja fará tudo o que for necessário para entregar à justiça todos os que abusaram sexualmente de menores e adultos vulneráveis". O pior é que também logo se lembrou que os crimes não estavam circunscritos ao mundo do clero mas também existem na sociedade civil. Equiparação desculpabilizadora espúria, já que o Direito de todos é só um e não se resguarda num Direito Canónico que julga os "seus" numa clara defesa dos mesmos. E, mais que isso, o Direito laico (redundância...) não se arvora em moralista normativo, com dogmas e conselhos que se pretendem paradigmáticos.
O "Senhor me perdoe" mas quando vejo uma fotografia da sala da conferência, com todos aqueles "barretinhos" e vestes gongóricas, pergunto-me logo.... onde se pode encontrar, nas pias intenções de orientação resultantes da dita, acordo com os milhares de vítimas? Será que só o "Sr. McCormick" foi um dos poucos que se portaram mal? Não parecem " os lobos que guardam o rebanho"?... E depois, quando ouço D. Manuel Clemente dizer que os casos portugueses foram "poucochinhos" e  voltar à defesa do "carisma celibatário" ( tão em discordância com Anselmo Borges, por exemplo)... estremeço de "pouca fé".
Termino. Sem ter certezas, porque não faz a Igreja, com académicos crentes e não crentes, um estudo sobre relação ( ou não) entre celibato, castidade, homossexualidade/heterossexualidade e esta endemia (antes fosse epidemia)? Ou vamos manter-nos nos tempos em que acreditávamos que a masturbação nos fazia crescer as mamas e.... talvez no levasse ao Inferno?

Fernando Cardoso Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.