Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
terça-feira, 16 de janeiro de 2018
O que é desenvolvimento?
E o que me veio ao pensamento foi perguntar-me: o que é um país desenvolvido? Isto após ter ouvido a "Antena Aberta" da Antena 1 de hoje e me ter inscrito nela mas não ter sido chamado à audição. Lembro-me bem de, em 1982, me ter imposto uma atenção diária à vida na então RFA ( República Federal da Alemanha), aquando duma pós-graduação que por lá fiz. Procurava então a resposta à pergunta que me bailava na cabeça: porque é que "isto" funciona tão bem? E percebi, à minha custa, que era porque o quotidiano se fazia com rigor nas mais pequenas coisas, tais como chegar a um dever ás 8:30 horas e não ás 8:32 e, ao fazer uma pesagem de precisão, não se ficar pelo 0,9999 e sim atingir o 1 grama! E esse rigor permitir que um poste de iluminação deitado abaixo às 3 horas da madrugada, já estava no sítio, com tudo limpo à volta, pelas 7 h da manhã! E ter então entendido que desenvolvimento é o rigor no quotidiano, a tempo inteiro e nas mais pequenas coisas da nossa vida em comum e não uma grande obra para nos "encher o peito" de... ser a maior do mundo!
Ao contrário ( e era isso que o programa da estação de rádio debatia hoje) duma terra de Tondela, das "muitas terras de Tondela" que por aí pululam, em que um "torneio de sueca" é o objectivo, sem que antes passe pela cabeça das pessoas e das autoridades fazerem coisas tão simples, como protestarem, vigiarem, prevenirem, licenciarem etc. Que compete a todos! Depois vem o "pathos" e ou velho orgulho de ser um "português desenrascado" e, com o "optimismo" ( indiferença cultural) de que... "não vai acontecer nada"! Mas acontece...
Fernando Cardoso Rodrigues
3 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
O que esteve na base desta tragédia é exactamente o mesmo "deixa andar" que originou as do verão passado...
ResponderEliminarDe facto, assim é: 'deixar andar' que depois se vê o que se deverá fazer, sem qualquer tipo de prevenção, que evitaria muita desgraça e contenção de dinheiros muito mal gastos em remediar o que remediado não ficou, para a desgraça colectiva de todos nós.
ResponderEliminarTambém abomino a falta de pontualidade, bem como na falta de precisão e retidão em que tudo que fazemos no dia-a-dia. O respeito mútuo e de cidadania estão pelas horas da amargura.
O pior é que esse "deixa andar", essa indiferença cultural é um problema de mentalidade que demora muito a mudar pois depende de múltiplos factores que, antes de sedimentarem" e "fazerem corpo", demoram imenso tempo. Daí que... ainda vamos ter muita "sueca interrompida" pois, desta vez... foi somente com os outros...
ResponderEliminar