Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
segunda-feira, 28 de maio de 2018
O Hotel Errado ou o erro de Santana Lopes
Nas buscas que estou a fazer relacionadas com edifícios que fazer parte da obra de Eça de Queirós, acabei de localizar uma notícia do Correio da Manhã, de 7/3/2004, que é de antologia:
Santana Lopes, então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, comprou o antigo Hotel Bragança, no número 12 da Rua do Alecrim, para aí instalar a futura Casa Eça de Queirós, pensando tratar-se do Hotel referenciado pelo escritor, no romance "Os Maias".
Todavia, o Hotel Bragança que é referido na obra, localiza-se na Rua Victor Cordon, 45 (antiga rua do Ferragial de Cima).
Ou seja, o nome é o mesmo, mas o Hotel é outro.
E estas pessoas e os seus "aconselhadores" deveriam (tinham a obrigação de saber isto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.