terça-feira, 26 de março de 2019

Beira, Moçambique - Agora a reconstrução


A recente tragédia que atingiu parte do território moçambicano e as suas populações, em particular na região da Beira, trouxe-nos não só imagens terríveis como uma realidade que desconhecíamos, pelo menos na dimensão que nos foi dada ver, concretamente as precárias e paupérrimas condições de habitação, totalmente degradantes e sem as infraestruturas mínimas, que possam qualificar uma vida condizente com os dias que vivemos.
Quando vejo aquelas imagens, vem-me à memória o prolongado conflito de guerra civil, que adveio a seguir à independência, no qual foram consumidos muitos milhões em armamento, quando teria sido mais importante que fossem canalizados para a construção de habitações condignas para o povo daquele país, proporcionando-lhe qualidade de vida
Mas, já que o passado foi errado, poderia aproveitar-se o mal do presente, para dar melhores condições no futuro, através de projecto com pés e cabeça, apelando à ajuda internacional e construir habitações com qualidade e dignidade para aquelas pessoas, que merecem igualmente como todas as pessoas do mundo inteiro.
Aqui fica o desafio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.