sexta-feira, 15 de março de 2019

Televisões - Programas desinteressantes e decadentes

O direito à indignação leva-me a escrever estas curtas palavras. E em que se baseia a minha indignação? Nos baixos e reles conteúdos da maioria dos programas que são emitidos em alguns canais de televisão. 
Para além das histórias sem interesse, que são contadas nas telenovelas dos canais generalistas, temos as discussões sobre futebol emitidos através dos canais de cabo, que todos pagamos: não se fala de desporto em geral, mas apenas e exclusivamente de futebol. Infelizmente, e para agravar a situação, o estilo utilizado nestas discussões atinge um nível tão baixo e deselegante, não sendo mais nem menos que aquele que ouve nas tabernas. 
(Reforço: a discussão sobre futebol está mesmo ao nível da discussão de taberna). 
Mais recentemente, temos dois canais em competição ao fim da tarde, com programas indigentes (lixo) e sem um mínimo de qualidade, que mais parecem agências de casamento: seja para casar filhos ou agricultores. 
Salvo raras (mesmo raríssimas) excepções, não há um documentário com interesse formativo ou informativo que contribua para melhorar os conhecimentos de um público mais abrangente.
Tristeza...
Há muitas pessoas que já deixaram de ver televisão e há outras que - através de critério próprio - vão seleccionando algumas coisas com interesse, mas o problema são aquelas pessoas que não conseguem - por si - sair daqueles espaços, e vão caindo em situações que não lhes permite criar um espírito minimamente crítico e analítico, e se vão deixando cair na decadência, dando espaço na sua estrutura intelectual possam florescer conceitos e preconceitos errados e confusos, sem perceber o mundo que as rodeia.

2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.