Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 19 de abril de 2019
A propósito (da queda) do capitalismo
Liberdade de escrita que, inelutavelmente, faz parte da LIBERDADE "tout court, que não é desmembrável em pedacinhos a gosto. Há duas coisas que estranho, no entanto. Enquanto eu adjectivo o capitalismo a "cair", de rapace, financeiro ou coisa piores, todos estes parceiros de blogue, só lhe reservam o nome próprio: capitalismo. A mim não me repugna nada a organização económica ( e muito menos a social) do mundo da social-democracia, LIVRE e regulada, que os outros três gostam de apodar ( ou insinuar) de... direita ou.... capitalista. A segunda, muito mais estranha, é que.... os sistemas que vigoram nos seus países-farol são precisamente o do capitalismo por eles mais verberado, excepto no caso do anarquista (já lá vou): capitalismo de Estado ( ou "um país dois sistemas") e capitalismo oligárquico e plutocrata. Quanto à anarquia elogiada, o exemplo do anarquista é muito "feliz": a greve dos motoristas de camião que tem como porta voz um advogado que conduz um Maserati e veste colete amarelo. Disse.
Fernando Cardoso Rodrigues
3 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
e o que é que isso tem a ver com Bakunine? Já agora, camarada, não te esqueças de nomear as pessoas.
ResponderEliminarAqui no blogue, anarquista só há um: o A. Pedro Ribeiro e mais nenhum!
Eliminarobrigado, amigo. Abraço.
ResponderEliminar