sábado, 29 de junho de 2019

HERÓIS VIRAM VILÕES




A jovem alemã Carola Rackete de 31 anos, comandante do navio da ONG Sea Watch que resgatou 53 náufragos no Mediterrâneo, foi detida e arrisca uma pena de 3 a 10 anos de prisão.
Tempos estranhos estes que vivemos. Tempos de ignomínia em que heróis, neste casos heroínas, viram vilões ou vilãs. Depois da destruição de países, em que os que não sucumbem às guerras e fogem delas ou da fome, quem os socorre, em vez de ser aplaudido, é preso e tratado como se de um criminoso se tratasse. Foi exatamente isso, que aconteceu à valorosa jovem a que acima fazemos referência.
Depois de 3 semanas no mar e nas ultimas 36 horas fazendo apelos dramáticos para que o Governo italiano permitisse o desembarque de gente faminta e diversa já com graves problemas de saúde, o pungente apelo, foi sistematicamente negado. Mesmo sabendo os riscos que corria, a exemplar jovem, preferiu enfrentá-los a deixar morrer os que fugiam de outras maldades dos homens. E foi presa. Mas, de certo, orgulhosa com o seu comportamento.
Nós e todos/as os que pugnamos por um mundo bem mais decente, também.
Francisco Ramalho
Corroios, 29 de Junho de 2019


1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.