Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quarta-feira, 11 de abril de 2018
A propósito da Pediatria do HSJ
Talvez pareça despiciendo mas, havendo vozes que, julgando-se iluminadas, retiram mais conclusões do que se está a passar, venho juntar algo que me parece curial. Num ponto acrescentando falhas, noutros dando a minha leitura dos factos. No primeiro somente para dizer que a Oncologia pediátrica faz parte dum Serviço que engloba muitas outras sub-especialidades pediátricas ( gastrenterologia, alergologia, endocrinologia, etc), que é o de Pediatria. E toda esta está ser atingida pois o "habitáculo" é o mesmo. Muitos saberes englobados a volta dum ser que é a Criança. No segundo venho para dizer que não ouvi uma só palavra depreciativa sobre o desempenho dos profissionais na "vil tristeza" que espoletou o caso vertente. Terceiro e último: os médicos não passam todos para os privados porque comem numa "manjedoura" mas sim porque prezam muito o saber, o ensino e aprendizagem, enfim, as boas práticas que cientifica e eticamene os enformam, o que só se faz nos hospitais públicos já que nem só de "cifrões" vivem estes profissionais, por muito que haja gente que assim pensa. E aqui, páro para dizer que o acabar com as carreiras médicas avaliadas como não se faz em qualquer outra profissão, esse sim, está a ser o "empurrão" que os governos estão a dar para que os privados imperem no sistema se saúde português. E aí sim, não há ensino, não há prestígio devido e o Serviço Nacional de Saúde .... faliu.
Fernando Cardoso Rodrigues
1 comentário:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Ouvi ontem Constantino Sakellarides, antigo Director-Geral da Saúde, a dizer, com grande lucidez, que “os que mandam” fazem grandes confusões na hierarquização dos objectivos financeiros, económicos e sociais na imposição das suas políticas às populações. Concordo com ele. Alicerçado na minha experiência pessoal até hoje, também concordo consigo no que diz sobre os médicos e outros profissionais do sector. Quanto às suas preocupações sobre o SNS, quem de bom-senso e de boa-fé não as tem?
ResponderEliminar