quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vonnegut e Sebald

 
Acabei de ler a aclamada obra Matadouro Cinco do escritor americano Kurt Vonnegut, que conheceu agora uma edição de bolso integrada na colecção Biblioteca 11/17. Tenho a dizer que, embora sem negar o mérito do livro, não fiquei particularmente deslumbrado com o constante deambular do personagem Billy Pilgrim, uma espécie de alter-ego do autor. Pilgrim, que é “volúvel no tempo”, tão depressa nos relata estar em Dresden, onde assiste à destruição da cidade quase no final da II grande Guerra, como nos dá notícia do inventado planeta Tralfamadore, para onde foi raptado. Note-se que o bombardeamento de Dresden pelas Aliados, que provocou a morte de 135 mil pessoas, aconteceu no final da guerra quando já se assistia ao estertor do Reich. Apesar de toda a barbárie nazi temos de questionar se, naquela fase do conflito, foi uma decisão justificável (note-se que o alvo do bombardeamento foi a população da cidade). Sobre a destruição de Dresden, recomendo como sugestão de leitura um livro indispensável e terrível. Trata-se da História Natural da Destruição do magnífico W. G. Sebald.

 
João Ferreira

1 comentário:

  1. Como +e costume dizer-se a História só fala dos vencedores e não dos vencidos. No entanto sem possível comparação com as atrocidades nazis as atrocidades estalinistas e os abusos dos Aliados como que são folhas de página viradas muito depressa quando folheamos o livro sobre os tempos da II Guerra Mundial. No fundo o que fica para mim é que foi um período horrível, tenebroso e sanguinário que terá começado em 1914, na História da Europa. E o livro que recomenda, de W. G. Sebald, é para quem têm estômago para estas coisas.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.