Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
domingo, 17 de dezembro de 2017
Autoeuropa parada!
Autoeuropa parada!
Foi greve?
Não...
Notícia desta sexta-feira passada:
"[...]a Autoeuropa estará parada, confirmou ao Negócios fonte da empresa, sem adiantar motivos. Dois trabalhadores da fábrica de Palmela avançaram que a razão se prende com a falta de peças para os T-Roc [...]"
(em Jornal de Negócios, "Autoeuropa vai estar parada por falta de peças para os T-Roc")
Ou seja, ao mesmo tempo que a empresa pede aos trabalhadores para fazerem mais turnos, mais à noite, mais ao fim de semana, não é sequer capaz de garantir que a produção corra em pleno nos turnos atuais. Talvez seja um azar, que azares acontecem. Mas o que fica no ar é a aparência de uma gestão incapaz de fazer o seu trabalho, que não consegue sequer manter a produção ao nível atual e que, aparentemente, compromete-se com níveis de produção ainda maiores que não sabe como conseguir. Ou sabe: à custa de desregular as horas dos trabalhadores...
Pagarão bem? Parece que sim. Mas então o dinheiro é tudo e acima de tudo?
Quem tem razão? Repito: não sei. São só os sindicalistas comunistas, malandros!, a querer dar cabo de tudo? Não é...
2 comentários:
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O que ouvi na Antena 1, de um elemento da Comissão de Trabalhadores, é que surgiu a montante o esgotamento da capacidade de produção das empresas que fornecem as peças para o T-Roc, dado o aumento exponencial da procura daquele novo modelo, faltando caixas de velocidades e outros componentes, que nada terá a ver com "uma gestão incapaz de fazer o seu trabalho", no caso concreto da Autoeuropa, que é quem mais perde, porque os trabalhadores foram dispensados por um dia, segundo as palavras do mesmo elemento, sem qualquer prejuízo para eles...
ResponderEliminarComo disse, não estou lá, saber de ciência certa, não sei. O principal que eu quero dizer é precisamente isso: temos por aqui quem "sabe, de certeza" que são os sindicatos que são uns malandros, e os trabalhadores, por si, ou como marionetas. O que digo é que se quiser acusar ao contrário, também é fácil. Já agora, notícia de hoje: «A [...] Autoeuropa [...] vai interromper a produção de 26 a 29 de dezembro "devido a quebra no fornecimento de peças", anunciou hoje a empresa.» (https://www.tsf.pt/economia/interior/autoeuropa-interrompe-producao-de-26-a-29-de-dezembro-por-falta-de-pecas-8994374.html). Ou seja, já lá vão 5 dias, cinco!, parada por falta de peça. São os sábados de um mês e trocos que não seria necessário trabalhar. Quem mais perde é a fábrica? Em dinheiro, sim. Mas se a fábrica falir "por falta de peças" quem perde o emprego? Só a gestão? E quem pensa que para os trabalhadores bom seja ficar em casa a faazer nada, é quem pensa que eles são uns calões e intriguistas, querem lá saber da fábrica. A maioria não é assim - espero - e se aprecia os dias de férias de Natal, vai para casa preocupado com o futuro. Finalmente excesso de procura é história mal contada. Se há procura de carros o que deverá acontecer é os carros feitos serem logo vendidos e haver filas de espera *para carros*. Não estou a ver como isso influencia o fornecimento de peças. Há gente a comprar caixas de velocidades sem carro...? Não pode. Produziram mais carros nos últimos dias do que estavamn a contar? Como? Se isso só é possível trabalhando sábados? - Repito, não sei quem tem razão, mas não gosto nada que se bata só num lado.
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