segunda-feira, 1 de abril de 2019


Imagens impressivas...


A cena já me tinha impressionado quando aconteceu a tentativa de golpe, protagonizada por um oficial da “Guardia Civil” e uns quantos militares daquela força por si comandados, que invadiram o Congresso aos gritos e disparando para o tecto, mas revivi-a um dia destes, assistindo ao programa “Dónde estabas entonces ?”, no canal televisivo espanhol la Sexta- Atresmedia televisión.

Perante a inusitada invasão, e obedecendo às ordens daquele fantoche manipulado por generais e civis saudosistas da ditadura franquista, os deputados deitavam-se no chão, uns sem pestanejar e outros renitentes, só o fazendo quando a ordem era repetida com a pistola apontada; mas houve um que não o fez, e isto, naquela época,  pareceu-me tanto mais relevante quanto, sendo líder do partido Comunista, seria para aqueles aventureiros um alvo apetecível.

Santiago Carrillo se chamava o homem que todo mundo viu serenamente sentado no seu lugar, enquanto toda a gente ali se tinha rendido às ordens do coronel Molina; ver aquelas imagens de novo, com abundância de pormenores acerca dos envolvidos e dos objectivos que se propunham, deve ter sido importante para muitos espanhóis perceberem melhor o que realmente querem os fascistas actuais, agora com cobertura legal e o nome VOX, que já recrutaram para concorrer às próximas eleições, além de toda a escória doentiamente sectária, vários generais na reserva, que aceitaram sem reticências...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.