Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
50 anos da CGTP-IN, a grande central sindical dos trabalhadores portugueses
Na década de 60 do século XX, trabalhadores de vários sectores de actividade elegeram listas da sua confiança e ligadas à defesa dos seus interesses, para direcções de sindicatos corporativos, fugindo ao controlo do regime fascista.
A 1 de Outubro de 1970 quatro dessas direcções sindicais de Lisboa (Caixeiros, Lanifícios, Metalúrgicos, Bancários) convocam a primeira reunião Intersindical.
Seguem-se várias reuniões, que são proibidas em Julho de 1971, o que foi acompanhado da prisão de vários dirigentes sindicais.
Porém, a Intersindical mantém a sua acção na clandestinidade, contestando a ditadura fascista até ao 25 de Abril de 1974, que apoia e ajuda a consolidar, com uma permanente e destacada intervenção.
A partir do Congresso de Todos os Sindicatos, em 1977, passou a designar-se Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN).
A CGTP-IN pugna pela emancipação dos trabalhadores e por uma sociedade sem exploradores e explorados, a par da luta organizada e por objectivos concretos: melhores salários; redução do horário; defesa e melhoria de direitos; combate aos despedimentos, precariedade e desemprego; defesa da igualdade e fim das discriminações; pela revogação das normas gravosas da legislação laboral.
A situação actual exige uma determinada e exigente intervenção para travar o aproveitamento que o grande capital pretende fazer da epidemia para agravar a exploração dos trabalhadores, tentando retirar direitos, reduzindo ou congelando salários, despedindo e aumentando o desemprego. A luta de 50 anos vai continuar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.