terça-feira, 13 de outubro de 2020

Portugal, Quo Vadis?


Na União Europeia, países como a República Checa, a Eslováquia ou a Letónia, que aderiram depois de nós, já nos ultrapassaram em rendimento "per capita".

Caminhamos ràpidamente para a "cauda".

Somos um país dominado por seitas religiosas e sociedades secretas.

Temos uma classe política incapaz e pachorrenta. Incapaz de um rasgo de coragem. De dar um murro na mesa e dizer: BASTA.

Uma classe política cujo único objetivo é o seu próprio bem-estar e do seu rebanho. 

Isto vai de mal a pior...

José Valdigem

3 comentários:

  1. Uma vez que não identifica a fonte onde colheu as informações que nos traz, não posso contrariar categoricamente o José Valdigem. O que lhe posso dizer é que, de acordo com a Pordata, os últimos números conhecidos para o PIB per capita (PIB não é o mesmo que rendimento que, por sua vez, tem diferentes nuances, mas é o indicador mais frequentemente usado nestas comparações), para o ano de 2019, não confirmam o que diz no tocante à Eslováquia e a Letónia, que continuam atrás de Portugal. Quanto à República Checa, não se espante: a ultrapassagem já vem desde 2007, não é de agora.
    Sei que o José Valdigem não enjeitará o desejo/dever de não alinharmos em fake news que só são úteis a quem sabemos. Por isso, talvez seja bom deixarmos os Chegas e, já agora, os BASTAS, que vão dar ao mesmo.

    ResponderEliminar
  2. O que li, há dias, foi lido concerteza por muita gente, porque foi publicado como título, num dos jornais diários de maior tiragem (JN, ou Diário Notícias, ou Público ou Correio), não me lembro, e vinha assim mesmo: "República Checa, Eslováquia e Letónia". Reconheço a minha ignorância em matéria de Economia, ao contrário do amigo José Rodrigues, mas que não era um elogio, não tenha dúvida.
    Não quero crer que o José Rodrigues considera que "isto vai bem". A minha forma de me expressar é bastante mais radical do que a sua. São estilos diferentes. Penso que os nossos brandos costumes, são uma das explicações porque não saímos da cepa torta. Basta comparar com os nossos vizinhos aqui do lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Valdigem,
      É claro que não considero que “isto vai bem”. Mas, ainda assim, não faço coro com personalidades como Cavaco Silva que, em entrevista ao jornal Sol, referida pelo Observador, se regozijou em denegrir a governança do país em modo geringonça (foi aí que viu essa referência que fez no seu post?). Como sabemos, o que ele diz (já) não se escreve. Felizmente.
      Para terminar, e para esclarecimento seu e de Cavaco Silva, adianto-lhe os números do PIB per capita (PPS), relativos a 2019, nos países referidos, de acordo com a Pordata:
      Portugal - 24.387,9
      Eslováquia - 22.891,8
      Letónia - 21.558,6.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.