domingo, 12 de março de 2023

As causas da guerra


Discorrendo sobre as problemáticas em torno das duas guerras mundiais do século XX, creio não existir nenhum historiador que ouse apontar como únicas causas, respectivamente, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando e a invasão da Polónia por Hitler. Nas análises que serão feitas dentro de algumas décadas sobre a actual guerra da Ucrânia, nenhuma se ficará também por indicar isoladamente a criminosa invasão perpetrada por Putin, antes lhe acrescentando uma panóplia de circunstâncias que, indubitavelmente, se encontram na sua génese. Ao contrário, hoje, os analistas que nos entram em casa diariamente, pela informação em geral, mas em especial pela via televisiva, “abafam-nos”, monocórdica e monoliticamente, com a “única” causa da guerra, numa demonstração de alinhamento ideológico que não me parece nada enriquecedora, tanto mais que, com dispensável frequência, pontuada por sinalizações belicistas nada dissimuladas.

É de lamentar que sejamos encurralados nessa visão tão redutora. De lamentar ainda mais que quem se atreve a tentar conferir maior abrangência ao assunto raramente escapa a ser apodado de pró-Putin.


Expresso - 17.03.2023

2 comentários:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.