sexta-feira, 10 de março de 2023

"Santa Comba de Salazar"

 

A Câmara de Santa Comba Dão anunciou para breve a inauguração de um museu cuja finalidade, segundo afirma o seu presidente, é esclarecer o que foi o Estado Novo - criação dum filho daquela terra – obra que terá custado à autarquia  200 mil euros, justificando o autarca o investimento como sendo um atractivo para o concelho; sendo óbvio que a história não se apaga, como ele diz ao JN, o referido museu pode vir a ser importante para mostrar àquelas gentes do interior, e a quantos queiram visitar aquilo, o que foi realmente o tal “Estado Novo”, não tendo que ser visto como exaltação ao ditador, até porque os que o veneraram já devem ter morrido todos, e a maioria dos seus descendentes está noutra.

 

Mas ajudar as  novas gerações a perceber o que foi a ditadura salazarista, como e porquê se manteve tanto tempo, qual o “caldo de cultura” que lhe deu origem, como chegou Salazar a ministro das Finanças e logo a presidente do conselho, quais os métodos a que recorreu para calar as vozes contrárias, parece-me importantíssimo, porque a memória dos povos é curta e os regimes democráticos, pela “licenciosidade” que é da sua natureza, estão cada vez mais fragilizados...

 

Amândio G. Martins

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.