quarta-feira, 1 de março de 2023

Pantominices

 

Imagine-se que alguém que foi relevante no PCP, assim como Carlos Brito, Honório Novo, Carvalho da Silva, Carlos Carvalhas ou até Jerónimo de Sousa, de repente aparece a fazer campanha a favor dessa excrescência da democracia que agora conspurca a nossa Assembleia da República, grupelho de que sempre evito pronunciar o nome, que me causa urticária, tanta como o tempo de antena que a toda a hora permite  ao seu chefe supremo atirar para cima da gente as maiores alarvidades.

 

Pois é uma coisa assim que em Espanha vai acontecer, ensaiada pelo irmão gémeo dos fascistóides de cá; de facto, tendo programado há tempos mais uma moção de censura contra o Governo de Sánchez, já é a segunda, a direcção de Vox, para dar sonoridade à coisa, que não tem nenhuma hipótese de vencer, mas lhes garante muito tempo de antena, convidou um comunista e académico prestigiado, velho companheiro de Santiago Carrillo e reconhecida sumidade da ciência económica, que é o professor Ramón Tamames.

 

Tendo sido há muitos anos deputado pelo PCE, Tamames não tem hoje nenhum vínculo com o Parlamento actual, mas no regime espanhol é possível uma figura não eleita encabeçar uma moção de censura por qualquer partido, como candidato a presidente do Congresso, caso se desse a queda do Governo; nas vésperas de completar 90 anos, comenta-se que tem tanto a ganhar como a perder, que é nada, mas uma também ex-colega de partido, a jurista Cristina Almeida, classificou aquela atitude de “esperpento”, que só a esclerose, ou fome de palco, poderá explicar.

 

Os de Vox justificam o convite “ por respecto a nuestros mayores”, e quando lhes recordam que Tamames é um acérrimo defensor da “nación catalana”, coisa que lhes põe os cabelos em pé, como a toda a Direita e até os socialistas rejeitam, porque nem a Constituição actual o permite, respondem que lhe conhecem coisas muito mais graves que essa, porque sabem muito bem que sempre foi um comunista...

 

Amândio G. Martins

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.