domingo, 5 de março de 2023

 A GENIALIDADE SUBLIME DE MOZART E A INVEJA PATOLÓGICA DE SALIERI


O realizador Milos Forman e o excelente elenco do seu filme “Amadeus”, com destaque para o ator F Murray Abraham no papel de Salieri e Martin Cavina no de Mozart, trouxeram para o grande écran, o relacionamento e as obras de Mozart e de Salieri.

Salieri, um vulgar compositor, mas com lugar de destaque na corte do imperador da Áustria, por inveja, fez a vida negra ao genial Mozart e tentou por todos os meios, rebaixá-lo. Mas, por cada tentativa, a imaginação torrencial e prodigiosa do autor de Dom Giovanni (ópera) e de tantas outras obras-primas, disparava.

O resultado, é que a obra de Wolfgang Amadeus Mozart, tornou-se imortal, e a de António Salieri, definhou. Tal como ele, ainda em vida, roído de inveja e até revoltado com Deus por não lhe ter concedido o dom que deu ao ainda por cima excêntrico Mozart, reconheceu.

Uma grande lição. Temos o direito de melhorarmos, mas devemos aceitar as capacidades que temos, reconhecer as dos outros, e aplaudir os que se destacam. A inveja pode tornar-se patológica, fonte de rancor e infelicidade, como aconteceu a Salieri.

Um filme absolutamente a não perder.

Francisco Ramalho



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.