domingo, 19 de março de 2023

"Dia da Pessoa Especial"

 

Pouco ou nada me dizem os “dias de...”, que todos para mim são iguais, embora não haja um só em que não se pretenda destacar qualquer coisa, algumas vezes de grande importância, como o “Dia da Sanita”, apetrecho doméstico que muitos milhões de criaturas humanas, para lá de não disporem dele, por falta de habitação condigna, sequer sabem o que seja; todavia, como tudo vai mudando constantemente, sobretudo no mundo consumista, é natural que o que se vai comemorando tome também“ “novas qualidades”.

 

 Pelo menos nesta parte do mundo dá-se hoje relevância ao “Dia do Pai”, mas parece que a forma como este dia é designado se apressa a ter também os dias contados, tão irrelevante se vem tornando a velha figura para alguns movimentos, pela diversidade com que se assumem “paternidades e maternidades”; de facto, como quis demonstrar uma professora do ensino básico de um colégio espanhol, em Jerez de la Frontera, não faz nenhum sentido, e é mesmo prejudicial para a saúde mental de muitos meninos, comemorar uma figura que desconhecem, estabelecendo que, dali em diante, o antigo “Dia do Pai” passaria a chamar-se “Dia da Pessoa Especial”.

 

Por estranho que possa parecer até foi um artista, o cantor Bertín Osborne, o primeiro a manifestar-se contra, não achando graça nenhuma a esta inovação, tentando “incendiar” as redes com o grito de “cessem já com esta louca, quem julgará ela que é...”; todavia, pelo que me fui apercebendo, nos comentários televisivos, não serão muitos os que com ele concordam, para além dos petrificados de sempre...

 

Amândio G. Martins

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.