quinta-feira, 9 de março de 2023

O "exemplo" português

 

O autosuficiência das meninas do partido espanhol “Unidas Podemos” que são ministras no governo de coligação com o PSOE, Ione Belarra e Irene Montero, Assuntos Sociais e Igualdade, respectivemente, fez com que ficassem “solitas” na bancada azul do Governo, aquando da votação da nova lei que pretende corrigir a da autoria de Montero sobre violência sexual, que ficou “celebrizada” com o nome “solo si és si”, querendo significar que sempre que uma mulher não disser claramente que “sim” a uma abordagem de caracter sexual, o acto que noutras ciscunstâncias acontecer é violação.

 

A teimosia daquela ministra em não querer rever a lei, preferindo acusar sistematicamente os juízes de “machistas”, por com base nela estarem a reduzir penas e a libertar presos cuja pena estivesse maioritariamente cumprida, levou os socialistas a fazer discutir no Congresso uma nova lei com as necessárias correcções, em cuja preparação “Podemos” não colaborou nem votou a sua aprovação, mas que foi aprovada por larga maioria porque pôde contar com os votos da Direita PP.

 

Para a Oposição, a imagem daquelas duas senhoras isoladas na bancada do Governo, porque mais ninguém da equipa governamental compareceu, recorrendo ao voto telemático, foi a prova de que o actual Governo está moribundo, mas a cúpula dos dois pequenos partidos da coligação garante que é para continuar, que não irão dar à Oposição a satisfação de eleições antecipadas; e a explicação para que não façam desmoronar a coligação é dada pelos comentadores, afirmando que naqueles dois partidos mais esquerdistas está muito presente o que se passou em Portugal há cerca de um ano...

 

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.