quinta-feira, 30 de março de 2023

De palpite em palpite


Com tanto “falatório” sobre a descida do IVA em certos produtos, medida que já todos interiorizaram que não vai resolver nenhum problema a quem quer que seja, foi atirada definitivamente para o “rol do esquecimento” aquela velha reivindicação sobre a reposição da taxa de 6% nos consumos de electricidade e gás. O passar do tempo tem destas coisas inexoráveis, acabando por normalizar uma decisão que, relembremos, foi tomada em 2011 por Passos Coelho e Vítor Gaspar, “aquecidos” pelos calores da troika. Muito se barafustou, mas o “mal” ficou cá para sempre. 

Nessa altura, acabrunhados pela acusação de termos andado a viver acima das nossas possibilidades, suportámos medidas em cima de medidas que, supostamente, nos puniam pelas veleidades cometidas antes. Hoje, “alunos bem comportados” e inocentes, enfrentamos estoicamente recorrentes crises, e contemplamos, embevecidos, as medidas que tantos especialistas, sábios e indecisos, debruçados sobre complicadíssimos estudos, engendraram para resolver a inflação, a pobreza, a habitação, os baixos salários e mais um infindável et cetera. Não duvido de que o Governo esteja a fazer o seu melhor. O problema é que, se calhar, esse “melhor” se resume a ziguezagueantes remendos e experiências que ninguém sabe, com certeza, se vão resultar. 


Público - 31.03.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.