quarta-feira, 16 de agosto de 2017

MARX E NIETZSCHE

Já Karl Marx afirmava que na actividade real de qualquer ser humano há sempre uma certa dose de passividade, maior ou menor, que diminui com o ânimo ou com o grau de consciência mas que nunca desaparece totalmente. Não se pode falar em proletariado como se falava nos séculos XIX e XX. Contudo, é muito frequente ouvir expressões conformistas como "tem que ser" ou "é a vida!". Isto significa que essas pessoas das classes menos favorecidas e da pequena burguesia já interiorizaram de tal forma o capitalismo que o vêm como uma fatalidade e até o defendem. No fundo, essas pessoas vivem completamente alienadas e amputadas.
Nesse aspecto, Marx e Nietzsche até coincidem ao defenderem a superação do homem, o homem total. Marx, mais ao nível colectivo, Nietzsche, mais ao nível individual. Marx vê o comunismo "como a apropriação real da essência humana pelo homem e para o homem, (...) como regresso do homem a si próprio na sua qualidade de homem social, (...) como o verdadeiro fim da querela do homem com a natureza e entre o homem e o homem, como fim da querela entre a existência e a essência, entre a objectivação e a afirmação de nós próprios, entre a liberdade e a necessidade, entre o indivíduo e a espécie". Nietzsche vê a vida como um experimento permanente, como busca do Super-Homem, daquele que cria, do portador da liberdade absoluta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.