A 17 de Dezembro de 1996, morre Nuno Carlos Maria Silva Salvação Barreto, fundador dos Forcados Amadores de Lisboa, grupo de que foi cabo de 1944 a 1991.
Figura mítica das arenas de Portugal e internacionalmente conhecido pela sua participação no filme QUO VADIS.
Nuno Salvação Barreto foi um caso impar na divulgação da pega e da corrida à portuguesa. Como forcado e como empresário.
O seu Grupo foi o primeiro a actuar em França, na praça de toiros de Bayonne em 11 de Setembro de 1966. Corrida que foi da iniciativa do cônsul de Portugal - Manuel Heleno - bem como um conjunto de manifestações culturais portuguesas realizadas durante esse mês.
Nuno Salvação Barreto foi dos poucos forcados amadores que viu reconhecida aos mais altos níveis a sua vida de aficionado e taurino, tendo sido agraciado pela Câmara Municipal de Lisboa, condecorado pelo Presidente da República e recebido a Medalha de Mérito Cultural.
Estas condecorações num forcado são caso único, apesar da pega ser um ex-libris de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.