Da irracionalidade...
A cada passo nos deparamos com os mais diversos problemas
provocados pela irracionalidade dos humanos; todavia, ela tem um largo campo de
aplicações positivas, como nos diz um estudioso americano, cujo livro apresento
ao lado, com algumas considerações do editor.
“Como é que se motiva um CEO de uma empresa? Se pensarmos
com lógica, a resposta é simples: damos-lhe um bom salário. E, se o quisermos
motivar ainda mais, oferecemos-lhe um bónus ao fim do ano. Quanto maior o bónus,
maior a produtividade, certo?
Errado. Numa das suas revolucionárias experiências no campo
da economia comportamental, Dan Ariely chegou a uma intrigante conclusão: as
pessoas têm um desempenho pior quando confrontadas com a promessa de uma
choruda recompensa. Porquê ?
A pressão de conquistar o bónus aumenta o stress ao ponto de
minar a performance. Ou seja, as empresas que oferecem bónus elevados estão a
pensar racionalmente; mas esquecem-se que o ser humano é movido por impulsos
irracionais.
Ao revelar-nos o fascinante modo como a nossa mente
funciona, e os “vírus” presentes no nosso “computador”, Dan Ariely fornece-nos
ferramentas que nos poderão ser muito úteis a nível pessoal e profissional”.
Nota- O autor é doutorado em psicologia cognitiva e gestão
de empresas.
Amândio G. Martins
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