sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

O SURPREENDENTE PRESIDENTE MARCELO...

" O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou esta quinta-feira o “relevo do primeiro-ministro”, António Costa, no xadrez europeu e a estabilidade política do Governo como fatores que permitiram o reforço significativo do “peso de Portugal” na Europa. "

" “No plano europeu, o peso de Portugal reforçou-se significativamente pela sensatez das políticas e dos resultados financeiros, pela liderança do Eurogrupo, pelo relevo do primeiro-ministro no xadrez europeu, xadrez esse complexificado nos últimos meses e até pela estabilidade política, fazendo do chefe do Governo português um dos seis ou sete mais antigos da União Europeia no curto lapso de três anos”, elogiou. "

in Observador 3/01/2019

   O nosso Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa, é completamente surpreendente nas afirmações que por vezes profere em publico. Desta vez foi na cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo aos chefes de missão, embaixadores e cônsules representados em Portugal que decorreu no dia de ontem no museu dos Coches em Lisboa e que, como transcrevo acima, o jornal Observador noticiou.

  Na primeira parte da intervenção o nosso Presidente destaca o relevo do nosso Primeiro Ministro no xadrez europeu e a estabilidade política como " reforço significativo do “peso de Portugal” na Europa ".
O "peso de Portugal" na europa??? Mas qual peso senhor Presidente??? Só se for o peso da dívida portuguesa que não pára de aumentar... Não consigo descortinar onde é que o Presidente vê o peso de Portugal na Europa. Ou a memória do Senhor Presidente é curta e já esqueceu os denominados PIGS, que não são mais que as iniciais dos quatro países (Portugal, Irlanda, Grécia, Espanha (Spain)) que mais PESAM à europa por serem países em crise, com um grande desiquilibrio das contas publicas, endividamento desmesurado e elevadas taxas de desemprego?

   Relativamente à segunda parte da intervenção, até tenho dificuldade em dizer alguma coisa!!!
   Lembro apenas ao Senhor Presidente que: A ecónomia portuguesa já é ultrapassada por vários países de Leste (estes, sim, a ganhar peso...), sendo neste momento a quarta mais pobre do Euro. Entre os países desenvolvidas, Portugal é o quarto país mais individado do mundo...!!!
   É que, ter défice baixo não chega. E, fazer figura de Rei no xadrez quando não se passa de peão, também não.
   Enquanto o sistema produtivo português não tiver peso para efetivar as exportações para os mercados externos e enquanto continuarmos a viver à conta do que não somos, não vamos ter peso para nos batermos na ecónomia europeia e mundial, para, aí sim, termos o "peso" que o Senhor Presidente diz que temos!!! 
 
   Já agora, e para terminar: o povo ficou muito feliz com os fogos de artificio lançados na passagem de ano em várias cidades deste lindo país. Só na cidade do Porto, parece que durou alguns quinze minutos...e deve ter custado algumas centenas de milhar de euros!!! Pois é, mas não existem 20 milhões para construir a nova ala pediátrica do Hospital de S. João...
   É tudo uma questão de prioridades...como no xadrez!!!
 
   Um excelente ano de 2019 para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.