Diabolizar a barbacoa...
Fazer na cozinha de casa grelhados seja do que for é um triste remedeio, até pelo cheiro que fica e é depois preciso disfarçar com ambientadores, além de que churrasco pede ar livre; todavia, mesmo dispondo no exterior de equipamento excelente, sem nenhuma possibilidade de provocar incêndios, estou impedido de acender o braseiro – equipamento eléctrico ou a gás não me diz nada - não vá a vigilância sinalizar o local do fumo que sempre faz e mandar despejar sobre o manjar um enorme balde de água.
É obvio que não se deve facilitar, fazendo lume junto das matas, mas também está mais que demonstrado que os grandes incêndios tiveram sempre mão criminosa; de facto, tirando um ou outro que teve origem em descargas eléctricas, em descuidos com roçadoras mecânicas ou queimadas indevidas, tudo o mais, e é muito, foi provocado por maníacos criminosos, como aquele que começou em Valongo e se prolongou para Santo Tirso, onde morreram queimados aqueles cães todos.
Lê-se no JN que, na sequência de mais um incêndio, foi detido o presumível autor daquele fogo, que as autoridades vinham seguindo há muito tempo sem grande sucesso, porque o sujeito se movimentava com todas as cautelas, embora já tivesse sido apanhado anos atrás pelo mesmo motivo; como não lhe aconteceu nada, continuou a sanha destruidora, suspeitando a PJ ter sido ele o autor dos trinta recentes incêndios que houve naquela zona; ficou em prisão preventiva, mas como não houve flagrante, por incriminatórios que que possam ser os indícios, temo que não tarde muito a estar livre para continuar a sua dantesca obra...
Amândio G. Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.