domingo, 2 de agosto de 2020

O "bom" povo do Norte...

Abri a Antena1 e lá ouvi Vítor Hugo, treinador adjunto do F.C.Porto, a falar da vitória do seu clube sobre o S.L.Benfica, ontem, na final da Taça de Portugal. Depois de um discurso óbvio e correcto, lá terminou com o.... "é também a vitória do povo do Norte, nobre, leal, humilde, trabalhador e....".
É futebol? Não é, não! Talvez tenha a carga cultural idiossincrásica do orador, mas é o exemplo acabado dum discurso corrente que veicula muita ideologia tribal e populista... O Porto clube é, somente, um clube de futebol que representa os seus adeptos. Como todos os outros.
Declaração de interesses: sou minhoto de origem e vivo no Douro Litoral, ambos em Portugal.

Fernando Cardoso Rodrigues

2 comentários:

  1. É o que se poderia chamar um "supremacista", assim a modos daqueles nórdicos que nos rotulam a todos de madraços...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso - e no de tantos outros - será mais o exemplo de como uma ideologia (infelizmente) pode ser veiculada por bocas menos avisadas que só querem "fazer um brilharete" perante um microfone... "Acima" lá estará quem faça a conta de as "somar"...

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.