quarta-feira, 26 de maio de 2021

 DEMOCRACIA DITATORIAL


Um borrachola que dá pelo nome de Lukashenko, é o cidadão que preside aos destinos da Bielorrússia há 27 anos, sempre eleito com maiorias absolutíssimas. Desconhece a palavra Liberdade e trata os adversários por inimigos. 

Desta vez mandou enviar um caça para desviar um avião civil estrangeiro que passava como habitualmente no espaço aéreo do seu país, para deter um seu compatriota, jornalista, de 26 anos, considerado por ele, um inimigo. Não é difícil adivinhar o destino do jovem.

Isto só é possível porque sente as costas largas. O amigo Putin está lá, para o que der e vier...

São assim as "democracias" de Leste. Com todos os defeitos, prefiro as nossas.


José Valdigem

7 comentários:

  1. Essa é a versão dos gestores das democracias do ocidente. As tais que permitem, apoiam, miseráveis destruições e carnificinas como esta agora na Palestina. E as outras, ainda com uma vantagem: não visam o controlo global. Não são um perigo para a paz mundial. Os gestores da nossa (Conselho de Estado) têm hoje como convidado o secretário-geral do seu braço armado, a NATO. Acha normal, Valdigem? Um nojo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Ramalho: Um nojo! ? É assim, que se conversa? Vou fazer de conta que não ouvi.

      Eliminar
    2. Ouviu, amigo. "Ouviu" foi mal. Muito mal. Então acha que o nojo é em relação a si? Cada um tem a opinião e as informações que tem. O nojo, é esta triste subordinação aos poderosos. Até é inconstitucional, uma vez que a nossa Constituição é contra organizações politico -militares. Um abraço!

      Eliminar
    3. Vejo que temos conceitos diferentes sobre Democracia/Liberdade. Algo que devia ser inquestionável. Liberdade é Liberdade, ponto. O Presidente Biden deu-me o primeiro desgosto, ao não condenar de imediato a agressão israelita. Outros desgostos virão concerteza. Não acredito que Biden se candidatou para agradar ao Zé Valdigem. Depois da tempestade Trump, qualquer um era benvindo (Putin não pensa assim) e eu mantenho esperanças de que a ala progressista do Partido Democrata, liderada por Bernie Sanders consiga influenciar cada vez mais apoiantes do Partido. Mas, isto de tendências e contestações partidárias, são coisas do Ocidente, impensáveis na Bielorrússia ou na Rússia. Ali, é só obedecer. Fidelidade canina.

      Eliminar
  2. Não entendi lá muito bem esse seu extenso comentário em resposta ao meu. mas enfim. Já lhe disse que cada um tem a opinião que tem. E quanto ao conceito de liberdade, tenho-o mais apurado que você.Sou absolutamente contra o capitalismo. Incluindo o de Putin, da Rússia, evidentemente. Portanto mais que o seu. A mim, Biden não me desiludiu nada. Leia os dois textos que aí publiquei. Hipócritas, criminosos e perigosos.

    ResponderEliminar
  3. Preciso melhor, sou absolutamente contra métodos que o capitalismo, que as democracias em que se revê, por vezes usam. Crimes do piorio. E ainda não me viu aplaudir o que tanto os incomoda agora.

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de colocar aspas na palavra incomoda. Se houver necessidade, explicarei porquê. Agora tenho que sair.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.