terça-feira, 25 de maio de 2021

 

MANIPULAÇÃO E LEI DA ROLHA


Longe vão os tempos em que o poder estava essencialmente na ponta das baionetas. Atualmente, ele está sobretudo nos écrans da televisão, nos computadores portáteis (telemóveis) ou fixos e ainda, algum, nos jornais em papel e na rádio. Claro que, em ultima instância, são as “baionetas” que continuam a falar mais alto.

Antes de fazer-se a guerra, é vital manipular-se a opinião pública para que esta a aceite, ou pelo menos a tolere.

É também através dos media que se constroem ou se diabolizam lideres.

Veja-se o caso do atual presidente dos EUA. Claro que também contribui para a imagem messiânica de salvador do mundo com que os grandes órgãos de informação do ocidente o definem, a comparação com a personalidade e prestação desastrada do seu antecessor.

O slogan de Trump, “América primeiro”, foi substituído pelo de Biden, “A América está de volta”.

E que América está de volta? A América da cooperação e da paz? Não. Aliás, essa nunca existiu. A América que está de volta com Biden ao leme, é a América do velho sonho de domínio global a qualquer preço. Se não vejamos: a novel Administração Biden, apresentou ao Senado para 2022, o maior orçamento militar de sempre. 753 mil milhões de dólares. Tanto, como os maiores orçamentos militares dos 12 países a seguir aos EUA.

Para além da manutenção e reforço do armamento convencional, ele destina-se também à “modernização do armamento nuclear, investimento em capacidade de fogo de longo alcance e recapitalização do programa de submarinos com mísseis balísticos”.

Os definidos potenciais inimigos, são, evidentemente, a Rússia e a China. E estas,perante tal, vão ficar de braços cruzados? Evidentemente que não! Ou seja, o alegado salvador do mundo, cuja propaganda muito boa gente convenceu e ainda convence, acelerou a corrida aos armamentos. Um perigo para a paz mundial.

Mas Biden não se ficou por aqui, sugeriu, para não dizer, exigiu, aos restantes Estados- membros da NATO que também aumentem os respetivos orçamentos de Defesa até 2% do PIB desses países. Assim, por exemplo, o Governo/PS, cordato, já se comprometeu a passar de 1,24 (2.398 mil milhões), para 1,66 até 2024.

Na prática, a diabolização de Putin a quem chamou mesmo assassino, o empurrar da NATO para as fronteiras da Rússia e a intolerância ao crescimento económico da China, são uma constante. São o motivo da estratégia do “salvador do mundo”. E se dúvidas houvesse quanto à sua contribuição para a concórdia e a paz, aí temos o claro apoio a Israel que fazendo tábua rasa de diversas resoluções da ONU, ocupa e destrói a Palestina e massacra o seu povo.

Tristemente, a União Europeia, incluindo Portugal, evidentemente, imita-o. E a opinião de entidades vocacionadas para a defesa da Paz como o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), são omitidas. Assim como, mesmo na rádio e TV públicas, a ausência de comentadores à esquerda do PS, nomeadamente da área do PCP/CDU.

Com raríssimas exceções como é o caso deste jornal, é a lei da rolha.

Francisco Ramalho


Publicado hoje no jornal "O Setubalense"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.