terça-feira, 4 de maio de 2021

Escravatura, ainda, no século XXI

Se imigrantes trabalham cá é porque fazem falta. Procuram a sobrevivência e são vítimas do desleixo dos poderes públicos e da falta de escrúpulos e da exploração de empresários e não só... Algumas empresas de venda de trabalho temporário são agências de promoção da escravatura! Em pleno século XXI é uma violação dos Direitos Humanos, punível como crime. A imprensa refere a existência de tráfico humano.

Há anos que esta situação existe em Odemira, Alentejo e Mira. O que tem feito a Autoridade para
as Condições de Trabalho para resolver esta situação? Que se saiba, pouco ou nada! A política de prevenção de riscos profissionais, como uma das suas valências, foi obliterada. Só quando em Odemira os trabalhadores asiáticos já representavam, em algumas freguesias, quase um terço da população e porque as suas condições de habitabilidade são desumanas, sobrevivendo uns em cima dos outros,
é que foram vistas a falta de condições destes. Tudo isto teve por consequência a transmissão da covid-19! A questão sanitária tornou ainda mais visíveis as desigualdades sociais. 
Recordemo-nos: Portugal é um país de emigração...

                   Vítor Colaço Santos 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.