sábado, 29 de setembro de 2018


Dos que tudo manipulam...


As trafulhices que deram aquela inesperada vitória a Trump estão mais que confirmadas e bem identificados os seus protagonistas, de tal forma que já nem Putin nega que empresários russos se tivessem empenhado naquela vergonhosa campanha; “And so what? – responde o líder russo, segundo a Time – they don´t represent the russian state”.

E isso até poderia ser credível, se homens como Oleg Deripaska, Emin Agalarov, Viktor Vekselberg e Evgeny Prigozhin, todos relacionados com aquelas manobras, não pertencessem  ao círculo íntimo do presidente russo, de quem dependem e de quem ele depende; outra triste conclusão é  que o único legado do “socialismo” soviético para a História foi a criação de um enorme apetite de capitalismo.

A Time dedica a capa e seis páginas de texto e fotos aos figurões acima descritos, com assinatura de Simon Shuster, onde se descrevem ao pormenor as ligações dos vários oligarcas com interesses cruzados com a campanha política de Trump, ao serviço dos quais está bem identificado o americano Paul Manafort, primeiro director dessa campanha.

Todo o mundo sabe que a queda do regime soviético permitiu a uns quantos espertalhões aproveitar as convulsões deste tipo de situações para abocanhar as principais fontes de riqueza do país; Putin tem sabido tirar partido de tudo isso, numa promiscuidade que lhe vem permitindo manter-se no poder, com vantagens mútuas para políticos e empresários que não se atrevam a enfrentá-lo, porque os que o tentaram depressa caíram em “desgraça”...


Amândio G. Martins

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.