terça-feira, 23 de abril de 2019

25 de Abril Sempre!




O 25 de Abril é um daqueles assuntos que dá pano para mangas. Há os que pura e simplesmente, por questões ideológicas, estão contra ele, e outros, por influência dos primeiros, também dele discordam ou pensam que discordam. E mesmo os que com ele concordam, veem-no sob os mais diversos prismas. Vejamos os mais antagónicos.
Há quem considere que valeu a pena porque acabou com a guerra colonial, a censura, a PIDE, a repressão , e instaurou a liberdade. Mas, passados todos estes anos, como já pouco mais resta que a liberdade (o que já não é nada pouco!),o sonho de um país justo, progressista e desenvolvido, quase não passou disso mesmo, de um sonho. Os ideais de Abril feneceram e os cravos murcharam.
E há os que acham que se é verdade que os cravos murcharam, que muitas conquistas se perderam, que os monopólios se refizeram e as assimetrias sociais aumentaram, também é verdade que a liberdade e os ideais de Abril se mantêm. Os cravos murcharam, mas não secaram. Por isso, tal como retrocedemos, podemos e devemos retomar a marcha revolucionária que iniciámos há 45 anos.
Estes, têm razão. A dignidade, os mais novos e as gerações futuras, jamais nos perdoariam se desistissemos dos nobres ideais do 25 de Abril. Se fechássemos, como disse Ary, as portas que Abril abriu.
Portanto, 25 de Abril sempre!
Francisco Ramalho

Hoje em "O SETUBALENSE"

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.