São muito interessantes os discursos antipolíticos da esmagadora maioria dos portugueses e com os quais concordo, se bem que por razões diferentes. É que, para a maioria dos portugueses (e é aqui que eu divirjo), a única diferença entre políticos sérios e políticos corruptos é a seguinte: os políticos sérios são os que favorecem os do nosso lado; os políticos corruptos são os que favorecem os do lado contrário. É tal e qual como no futebol, relativamente aos árbitros.
E é precisamente esta a razão que explica que aqueles que mais se queixam quando estão na oposição façam precisamente o mesmo logo que se apanham no poder. Ou seja, o português só é contra a corrupção, a cunha e o compadrio quando são os outros a beneficiar.
É, por isso, muito difícil viver de coluna direita neste país. E quem quiser viver de coluna direita tem de suportar o grande isolamento a que será inevitavelmente votado, designadamente pelos próprios amigos e colegas de partido que apenas aceitam que a luta contra o compadrio sirva de arma de arremesso político para fustigar os adversários e nunca de programa político a ser levado a cabo pelos próprios.
Santana-Maia Leonardo
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.