terça-feira, 19 de março de 2013

Uma aula de química.




A cidade de Vale de Cambra disponibilizou, para consulta on-line, o espólio fotográfico de duas casas de fotografia daquela localidade. São milhares de fotografias do diverso património local. Ultimamente é recorrente encontrarmos este tipo de iniciativa em algumas localidades não só em Portugal como no estrangeiro. Existem mesmo Sociedades que se ocupam em recuperar e divulgar o espólio fotográfico do património de uma determinada cidade. Londres, por exemplo, tem uma.
Uma vez que parte do meu passado passou por Vale de Cambra entreti-me a coleccionar dezenas de fotografias exibidas no site da câmara. Esta é uma das mais deliciosas que encontrei. Trata-se naturalmente de uma fotografia encenada, numa escola da região onde o padre (Jesuíta?) era quem ministrava o saber na época. Vê-mos jovens de tenra idade numa aula de química numa concentração de fazer de corar de vergonha muitos dos estudantes de hoje. Até pareçe que o senhor padre está um pouco perdido no meio de todos aqueles compenetrados estudantes em simuladas experiências. Amontoados uns em cima dos outros, a exiguidade do espaço não os incomoda minimamente.
Curiosamente ao contar o número de alunos visíveis, até pareçe a Última Ceia de um Sacerdote da Química…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.