sexta-feira, 21 de março de 2014

Portugal é grande


Portugal é um quase milenar país (1143) que deixou raízes por todos os cantos do mundo, sem muito arrebanhar para si. Contudo, a sua marca ficará sempre indelével nesses longínquos lugares e figurará em todos os compêndios da História da Humanidade.
Agora (em passos titubeantes e portas semicerradas, tal como Passos e Portas juntos), está remetido à sua toca de onde um dia zarpou para dar ‘novos mundos ao mundo’.
Assim, resta-nos somente a Língua Pátria, que é falada por mais de 250 milhões de falantes.
E também estamos ‘compartimentados’ pela CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, fundada a 17/7/1996, em Lisboa, na qual estão integrados oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, a que, agora, se querem juntar a Guiné Equatorial e a República da Ilha Maurícia, as quais já se tornaram membros associados, na Cimeira de Bissau, em 2006.
Seguiu-se-lhes o Senegal com igual estatuto, em 2008.
A Região da Galiza também queria fazer parte da CPLP, mas Madrid opõe-se-lhe.
Por fim, e para já, a Indonésia, a Turquia e a Geórgia querem ser admitidas como observadoras já na próxima Cimeira em Díli, que será no próximo mês de Junho.

José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.