Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
sexta-feira, 21 de março de 2014
Portugal é grande
Portugal é um quase milenar país (1143) que deixou raízes por todos os cantos do mundo, sem muito arrebanhar para si. Contudo, a sua marca ficará sempre indelével nesses longínquos lugares e figurará em todos os compêndios da História da Humanidade.
Agora (em passos titubeantes e portas semicerradas, tal como Passos e Portas juntos), está remetido à sua toca de onde um dia zarpou para dar ‘novos mundos ao mundo’.
Assim, resta-nos somente a Língua Pátria, que é falada por mais de 250 milhões de falantes.
E também estamos ‘compartimentados’ pela CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, fundada a 17/7/1996, em Lisboa, na qual estão integrados oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, a que, agora, se querem juntar a Guiné Equatorial e a República da Ilha Maurícia, as quais já se tornaram membros associados, na Cimeira de Bissau, em 2006.
Seguiu-se-lhes o Senegal com igual estatuto, em 2008.
A Região da Galiza também queria fazer parte da CPLP, mas Madrid opõe-se-lhe.
Por fim, e para já, a Indonésia, a Turquia e a Geórgia querem ser admitidas como observadoras já na próxima Cimeira em Díli, que será no próximo mês de Junho.
José Amaral
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.