A primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus, teve lugar na época de 1955/56, e teve lugar no Parc des Princes, na capital de França, Paris, entre o Real Madrid Club de Fútbol (Espanha) e o Stade de Reims (França), tendo os espanhóis vencido por 4-3. Como curiosidade o primeiro clube português a participar nesta primeira edição, foi o Sporting CP, que foi afastado na eliminatória ao ter defrontado na altura os jugoslavos do Fudbalski Klub Partizan, onde a 1.ª mão, foi efectuado em Lisboa no dia 4 de Setembro de 1955, cujo resultado foi um empate de 3-3, tendo a 2.ª mão efectuada em Belgrado no dia 12 de Outubro de 1955, e cujo desfecho foi uma derrota do Sporting CP, por 2-5, terminando assim o primeiro sonho chamado Europa.
A Taça dos Campeões dos Clubes Europeus, teve a sua primeira edição na época de 1955/56 e que se prolongou até á época de 1991/92, passando na época seguinte a ser baptizada como a Liga dos Campeões da UEFA, onde na época de 1992/93, o vencedor foi o Olympique de Marseille (França), que venceu o Associazione Calcio Milan por 1-0, final efectuada no Estádio Olímpico de Munique na Alemanha.
Esta época de 2017/18, efectua-se a edição número de 63, cuja final se irá realizar no próximo dia 26 de Maio de 2018, no Estádio Olímpico de Kiev na Ucrânia, onde irão estar frente a frente o Real Madrid Club de Fútbol (Espanha) e o Liverpool Football Club (Inglaterra), que irão repetir, a final de 1980/81, efectuada no Parc des Princes, em Paris, em que o Liverpool venceu o Real Madrid por 1-0.
Destaque para os 12 troféus já conquistados pelo Real Madrid, em 15 finais; seguido do A.C.Milan com 7 troféus conquistados em 11 finais; Bayern de Munique com 5 troféus em 10 finais; o Liverpool com 5 troféus em 7 finais.
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD de 02 de Maio de 2018)
MÁRIO DA SILVA JESUS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.