sábado, 1 de junho de 2019

Avança nos direitos das crianças e pais, é preciso !



É imperativo avançar e criar condições económicas e sociais para que todas as crianças portuguesas se desenvolvam de forma saudável e feliz e com famílias sem dificuldades para acompanhar o seu crescimento.

É verdade que desde 2015, se progrediu alguma coisa, em direitos de crianças e suas famílias, como o alargamento do abono de família, abono pré-natal e subsídio de gravidez; manuais escolares gratuitos; gratuitidade de passes sociais; redução do número de alunos por turma; e no âmbito de direitos de maternidade e paternidade e no apoio a crianças doentes.

Mas é necessário avançar mais: na atribuição de abono de família de forma universal e sem exclusões; assegurar o pré-escolar para todas as crianças, a partir dos 3 anos; fomentar a ocupação de tempos livres de crianças e jovens, dando especial atenção à cultura, actividade física e desporto escolar; reforçar a capacidade das escolas em meios e pessoal para responder e apoiar as crianças com necessidades específicas; reforçar a componente da saúde infantil no Serviço Nacional de Saúde, com particular atenção na vacinação, nutrição, oftalmologia e medicina dentária.

São precisas medidas políticas que possibilitem uma vida feliz para crianças e seus pais, sendo também uma forma de combater a crise demográfica.

1 comentário:

  1. Neste dia só digo uma coisa que, aliás, vem nas leis magnas: No superior interesse da CRIANÇA.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.