sexta-feira, 1 de novembro de 2019


Jornalismo que promova a humanidade...


É sabido que grande parte dos donos das empresas de media espalhadas pelo mundo não investiu naquilo com preocupações sociais ou de luta pela verdade, mas como em qualquer outro negócio; de facto, ainda que, mentindo descaradamente, o possam negar, deve ser uma raridade os que não tentam pressionar jornalistas para o oposto do que é sua função, de que é exemplo escandaloso a Fox News, nos Estados Unidos.

Por isso, reputo notável o artigo que Marc Benioff escreveu no mais recente número da Time, da qual é actual proprietário – revista de grande informação e circulação mundial – no seu número com data de capa Nov. 4. 2019,  texto de que transcrevo alguns apontamentos.

“The very technologies and social-media platforms that were supposed to bring us together have been used to sow division and undermine our democracy. Power comes from “we the people”, yet public trust in institutions continues to decline. The free press that ensures transparency and accountability is under attack, here in the U.S. and around the world.

“More than ever, the truth matter. Facts matter. Values matter. We have a responsibility not simply to make a profit but to make the world a better place. (…)  This  include a free and vibrant press which help us understand our world and the stories of our fellow human beings”.

“A free press played a vital role during the public debate. When misinformation and false narratives began to surface, the press sought out the truth. (…)  That´s why my wife Lynne and I decided to become the owners of Time one year ago”.


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.