terça-feira, 9 de maio de 2017

Dia da Europa - Declaração De Schuman - Nascimento da Europa Comunitária

Resultado de imagem para Dia da Europa

A 9 de Maio de 1950, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, prefere, em francês, uma declaração propondo a criação da CECA-Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, tendo em vista a criação de um mercado comum do carvão e do aço. A França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo, foram os membros fundadores desta comunidade.

A braços com a devastação causada na Europa pela II Guerra Mundial e receosos de que a tradicional rivalidade entre a França e a Alemanha desse origem a nova guerra, pensou-se que a fusão dos interesses económicos contribuiria para melhorar o nível de vida das populações dos vários países intervenientes e constituiria – como de facto aconteceu – o primeiro passo para uma Europa mais unida, deixando em aberto a possibilidade de adesão de outras nações do velho continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.