segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O que significa tradição?


Formulando esta interrogação a uma pessoa muito chegada, esta, assim me respondeu: “é aquilo que habitualmente se faz e se continua a fazer”.
E fiquei a digerir o respondido – que se prende com memória, recordação, lembrança, uso, hábito, costume –, até que cheguei à seguinte conclusão: o tradicional, então, serve para o bem e para o mal, isto é, pode ser usado para se continuar a fazer o que está já em desuso, por inoportuno, ou por pôr em causa as leis vigentes e não socialmente aceites pela sociedade actual.
Por exemplo, em tempos idos, era normal – em parte da região onde nasci, o Douro –, um assassino ser enterrado vivo por debaixo do caixão da vítima assassinada.
E ainda outros maus exemplos da tradição: em Barrancos continua a perpetuar-se a morte de touros, tal como em outra localidade ser tradicional colocar um gato dentro de um pote de barro no cimo de um poste e pegar fogo a todo o conjunto, somente para se ver o que acontece ao pobre gato.
Portanto, o tradicional pode ser muito nefasto, e os nossos egrégios antepassados ficarão muito contentes se os seus descendentes corrigirem o que eles erradamente praticavam por tradição.
Logo, também era tradição recente indigitar-se o líder de uma organização política para formar governo, mas agora verifica-se que essa tradição não era a mais acertada.
Há muitas ‘cândidas’ formas de se querer perpetuar o obscurantismo por parte dos mais poderosos em detrimentos dos mais fracos.

José Amaral


1 comentário:

  1. "Quanto menos se justifica uma velha tradição, mais difícil é livrarmo-nos dela"...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.