Foi este o título do programa televisivo ‘prós e contras’ de 17/9, o qual corrigiria assim: Como vai o Ensino em Portugal, uma vez que a Educação deve começar no berço, no próprio lar.
Depois verificou-se que, na actualidade, a aprendizagem deve continuar pela vida fora, visto que, o saber adquirido num determinado espaço de tempo, fica obsoleto quase de imediato.
Os currículos, para além do formal, devem ser informais e ‘escondidos’, de forma a transformarem-se numa amálgama de todo o conhecimento adquirido, com competências sociais e emocionais muito abrangentes.
Não devemos dotar os alunos de aprendizagens deslocadas dos saberes sustentados no dia-a-dia, fazendo-os pouco integrados nos conhecimentos naturais e vivenciais em que se inserem.
Também devemos estar atentos à realidade temporal e tomarmos em boa conta que o país não funciona à mesma velocidade, podendo caminhar a passo de caracol, à velocidade do som, até à velocidade da luz.
Os currículos, para além do formal, devem ser informais e ‘escondidos’, de forma a transformarem-se numa amálgama de todo o conhecimento adquirido, com competências sociais e emocionais muito abrangentes.
Não devemos dotar os alunos de aprendizagens deslocadas dos saberes sustentados no dia-a-dia, fazendo-os pouco integrados nos conhecimentos naturais e vivenciais em que se inserem.
Também devemos estar atentos à realidade temporal e tomarmos em boa conta que o país não funciona à mesma velocidade, podendo caminhar a passo de caracol, à velocidade do som, até à velocidade da luz.
José Amaral
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