Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
domingo, 10 de fevereiro de 2019
SNS: e o ensino dos médicos?
Dito isto, há uma coisa de que quase nunca se fala: o ensino pós-graduado. É que discutir o acima dito pode ser válido no presente, com "a papinha feita" mas .... e no futuro? Agora vai-se notando a deterioração do SNS pela debandada dos profissionais médicos para onde ganham mais, os hospitais privados, mas o tempo não pára e o ensino pós-graduado só é feito nos organismos públicos (hospitais e centros de saúde) e assim... de onde vão nascer as novas gerações bem preparadas que têm sido o suporte do óptimo SNS que (ainda...) vamos tendo? Por "partenogénese"? E não se pense que é por "monopólio de cartel" do Estado! É que ensinar custa tempo e dinheiro e, atrevo-me a dizer, empenho solidário. E a medicina privada não quer estes custos e valores. Quer fazer bem, não duvido, mas socializando os custos e capitalizando os ganhos. Quem trata... os que aí vêm no futuro?
Fernando Cardoso Rodrigues
3 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Mão amiga fez-me chegar a informação de já há hospitais privados com idoneidade dada pela Ordem dos Médicos para internatos de especialidade em determinadas áreas. Penitencio-me pelo meu texto anterior. na parte que a isto diz respeito. Que foi o cerne do meu escrito.
ResponderEliminarCongratulo-me pelo seu cuidado em nome do rigor. Mas deixe-me dizer-lhe que a precisão agora registada não altera em nada o "cerne" do seu escrito. Quantos hospitais serão e em que áreas? Se não fosse o SNS...
EliminarVinha aqui para completar o meu comentário de ontem, mas aproveito o que José Rodrigues escreve para o fazer. É que o texto seminal que escrevi, também foi hoje impresso no PÚBLICO e isso obrigou-me a escrever ao jornal (há momentos) pedindo as mesmas desculpas que aqui já deixei expresssas. Isto porque o que escrevo só a mim próprio responsabiliza.
EliminarNo entanto, também sei que o ensino privado é residual e ontem à noite mesmo, no "Prós e Contras" a própria ministra da Saúde, afirmou que "só o Estado faz formação (pós graduada)" e ninguém rebateu a afirmação.