domingo, 3 de agosto de 2014

SERÁ QUE O DIÁRIO DE NOTÍCIAS QUER EXTINGUIR "A VOZ DOS LEITORES ?"


Como leitor-escritor de cartas do Diário de Notícias, estou a sentir apreensão pelo facto de nas últimas edições deste jornal, quer na edição de sábado dia 2 de Agosto,. quer na edição de hoje, portanto há dois dias consecutivos, ter sido retirado a secção cartas, (será  somente temporária ?, espero que sim), espaço esse que o jornal dedicava aos seus leitores para ali opinarem com as suas ideias, reclamações e podiam ali protestar. Tenho vindo contudo a reparar que cada vez mais há a ideia de que os jornais querem “tirar” a voz dos seus leitores, leitores esses, que quando estão a comprar o jornal estão a ser o sustento e a vida de um jornal.
Não quero pensar que sou assim tão pessimista ao ponto de imaginar que que estamos próximos de uma censura escondida, ou está para breve o regresso do “velhinho lápis azul”?.
Será que os leitores-escritores de cartas, estão a incomodar e a perturbar em demasia e a fazer mossa, com as suas opiniões e a melhor solução é extinguir esta secção?
Espero bem que não, para que ambas as partes, quer jornal quer leitores não saem assim prejudicados.
Vamos a aguardar.


Mário da Silva Jesus

Barbara Cruz (DN/de) barbara.cruz@dn.pt

11:06 (há 1 hora)
Responder

Caro leitor,

a propósito dos 150 anos do DN, temos no jornal várias rubricas novas que, durante os próximos meses, nos obrigarão a reformular o espaço de que dispomos, sendo que nem sempre sobrará espaço para publicação das cartas dos leitores.

Por esse mesmo motivo, a publicação dos textos enviados poderá sofrer demoras. Aos fins-de-semana teremos maiores constrangimentos, mas durante a semana contamos seguir com a publicação normal, ainda que diminua - temporariamente - o número de linhas dedicado a esta secção.

Agradecemos a atenção e preferência, esperamos continuar a receber as suas missivas.

Com os melhores cumprimentos,

Bárbara Cruz

P.S. - Resposta ao meu e-mail que enviei para o Diário de Notícias no dia 03/Agosto/14

Não tendo ficado satisfeito com a amável resposta que me foi prestada acerca do assunto em referencia, voltei a dirigir-me (ainda hoje), ao Diário de Notícias, mais propriamente à Senhora Dª. Bárbara Cruz, que me voltou a prestar o seguinte esclarecimento, que não quero deixar de partilhar com todos os confrades deste blogue:

Barbara Cruz (DN/de)

17:07 (Há 50 minutos)
Responder

Viva,

queria dizer-lhe que compreendo os seus receios, mas o DN nunca abdicaria de um espaço onde os leitores possam ter voz. Infelizmente, e por razões que ultrapassam a direcção editorial, fomos obrigados a reduzir o número de páginas do jornal e, chegados à altura de assinalar os 150 anos do DN, percebemos que o espaço que nos deixaram não dá para publicar tudo o que gostaríamos e que merece a nossa atenção. Porque não podemos cortar nas notícias e nas reportagens, e queríamos oferecer à nossa audiência rubricas novas relacionadas com esta data histórica, restou a solução de publicar menos artigos de opinião dos nossos cronistas - também eles foram afetados - e publicar menos cartas dos nossos leitores.  Mas esta é uma solução temporária.

Peço-lhe novamente a sua compreensão e garanto-lhe que nunca os leitores são esquecidos porque, afinal, é para eles que trabalhamos e é com eles que contamos a cada dia, quando colocamos nas bancas uma nova edição do jornal.

Muito obrigada pelo seu interesse e pela disponibilidade para nos fazer chegar a sua opinião. Tratarei de a transmitir às chefias.

Disponha sempre.

Com os melhores cumprimentos,

Bárbara Cruz

Provedor do Leitor DN (DN/de)

08:48 (há 1 hora)
Responder

Caro leitor:

Segundo me foi explicado pela Direção do DN, as exigências da paginação durante o período em que são evocados os 150 anos de existência do DN, levaram a que as cartas dos leitores não sejam publicadas aos  sábados e domingos. Quanto à edição do DN de hoje, dia 12, as cartas vêm publicadas na página 45.
Os meus melhores cumprimentos.

Oscar Mascarenhas

Resposta dada dia 12/08/2014, pelo Provedor do Leitor


9 comentários:

  1. O espaço reservado aos Leitores nos Jornais, é um mal necessário, logo??????

    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Há já algumas interrogações e contactos com o DN. Vamos ver se chegamos a uma conclusão que eu desejo que seja: estamos enganados, foi só uma arrumação de momento.

    ResponderEliminar
  3. Foi somente uma arrumação de momento? Assim espero...

    ResponderEliminar
  4. Penso , infelizmente, não de agora, que nós leitores/que escrevemos somos um "mal necessário" nos jornais portugueses, pelo que penso que tudo nos pode acontecer, no espaço a que chamam de Cartas dos Leitores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Logo?????

    ResponderEliminar
  5. O DN publicou através do espaço "jornalismo de cidadão", vários dos meus artigos de opinião.

    Ultimamente e porque todos os email vinham "não chegavam ao destino " e vinham devolvidos, resolvi entrar me contacto telefónico com o jornal e perguntar o que tinha acontecido ao "espaço".

    A explicação que me foi dada era que a caixa de email estaria cheia porque o colega que fazia a gestão daquele espaço teria sido despedido e não teria sido colocado ninguém a fazer o trabalho que antes era realizado por aquele colaborador do jornal.

    Deram-me outro endereço de email para enviar o artigo ( o ultimo que partilhei aqui na girafa - Antes doer que ...pensar! ) mas, sinceramente creio que foi apenas por descarga de consciência e que ninguém terá sequer olhado para ele. Desta forma o mail " entrou" e se não foi publicado ,foi "certamente por critérios editoriais".
    Reservo-me no direito de ter as minhas dúvidas , mas vou dar o benefício.

    Nos dias que correm e apesar de aparentemente vivermos numa Democracia, estou em crer que a comunicação social tem com o jornalismo de cidadão uma relação tipo amor-ódio.
    Bem, pelo menos vamos tendo os Blogs...
    Um enorme bem haja a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto têm que se continuar a encontrar outras plataformas, como de resto já temos feito, dado que pelos Jornais parece não termos mais caminho....e se não nos querem, ????

      Augusto

      Eliminar
  6. Tambem recebi esta resposta!!!!!!!!

    Bonito!!!!!!

    Pena não terem antes no local algo escrito!!!


    augusto

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos:
    O que se passa no DN da diminuição sucessiva do espaço para as cartas dos leitores, ou mesmo da sua exclusão, já vem sendo política do JN que de cerca de duas páginas para as cartas do leitor foi diminuindo sucessivamente o espaço para três artigos e muito pequenos. O JN tem optado por publicar crónicas remuneradas de pessoas conhecidas, que até com a crise por que se passa nos jornais não tem muita lógica, ou será que tem?

    ResponderEliminar
  8. É importante estarmos atentos e felicito todos os que escreveram ao DN e ao PROVEDOR pedindo esclarecimentos.
    bem hajam.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.